Mediação e Arbitragem


É indiscutível que a morosidade na esfera judicial gera danos irreparáveis à quem precisa solucionar um litígio. Por isso, tendo em vista que alguns setores como franquias acumulam prejuízos com os negócios prejudicados a impasses de gestão, a Mediação e Arbitragem aparecem como técnicas alternativas ao Sistema Judiciário.

Através da mediação,a s partes instrumentalizam um documento que poderá ser considerado título executivo extrajudicial e pelas peculiaridades, preenchendo os requisitos legais, sem impedir que a composição seja levada ao juízo pata homologação por sentença, alem de emprestar-lhe a força de título executivo judicial.

Já no caso da Arbitragem, embora garanta a extrema celeridade, existem algumas diferenças: a decisão não cabe recurso e o sigilo é garantido. O que difere de um processo judicial é fato de o conflito ser administrado por uma Câmara de Arbitragem que atua como um Poder Judiciário, num Fórum Privado. Além disso, na Arbitragem, por força da legislação sobre o tema promulgada em 1996, a sentença arbitral é equiparada a sentença extrajudicial e pode ser executada como título executivo extrajudicial. Neste caso, o árbitro representa e faz o papel do juiz, só que com uma enorme vantagem, o árbitro é escolhido de comum acordo pelas partes em conflito diante do seu amplo conhecimento no assunto.

O advogado David Nigri também é perito da Câmara Técnica de Mediação e Arbitragem Empresarial do Rio de Janeiro (CATERJ).



Veja também: Artigos sobre Mediação e Arbitragem

Canal de Vídeos: David Nigri

Seminário sobre Tributação Hospitalar
O advogado tributário David Nigri explicou como é possível minimizar os prejuízos causados pela falta de pagamento dos planos de saúde durante o Seminário de Tributação Hospitalar realizado na Associação de Hospitais do Estado do Rio. Também estiveram presente no evento os especialistas Janssen Murayama, Felipe Bueno, e um representante da Rede d’Or.
Imposto de Renda: Dicas para não cair na malha fina
Conheça os principais erros na declaração do IR2017 que termina em 28 de abril. Até lá, o contribuinte pode buscar um suporte para evitar dor de cabeça devido ao fornecimento de dados inconsistentes. A Receita espera receber 28,3 milhões.
Sem Censura: David Nigri conversa sobre importação sem taxas
O advogado tributário participou do tradicional programa da TV Brasil para esclarecer as novas regras para compras feitas por pessoa física até 100 dólares.
TV BRASIL: David Nigri sugere ação coletiva para vítimas da explosão
AO VIVO no programa Repórter Rio da TV BRASIL, advogado David Nigri comentou os direitos das vítimas da explosão que deixou cinco mortos em Fazenda Botafogo.
Jornal do SBT: David Nigri explica elevação dos tributos
Advogado esclarece o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) das mercadorias consideradas supérfluas: chocolates, sorvetes, cigarros e rações para cães e gatos a partir de maio.
David Nigri palestra sobre mediação e arbitragem na EMERJ
O advogado explicou a lei n°13140/15 e as novidades no Código de Processo Civil em franchising.

Telefone

(21) 2220-2112


E-mail

Endereço

Rua da Quitanda, 19, grupo 901/902 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 20011-030

Causas em Destaque

(Sentenças conquistadas pelo escritório de advocacia David Nigri Associados)
Mais destaques