Advogado Inventário e Interdição


Inventário:

Após a morte de um parente e através do inventário judicial ou extrajudicial é realizada a apuração da herança do falecido (todos os bens, dívidas e créditos) com o intuito de dividir os bens deixados pelo falecido aos herdeiros.

O prazo para a abertura do inventário é de 60 dias, sob pena de multa de 10% sobre o valor do imposto devido (ITD – Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e por Doação de Quaisquer Bens e Direitos) que no Rio de Janeiro é de 4% sobre o valor dos bens. Caso ultrapasse 180 dias a multa passa a ser de 20%, o que torna o inventário mais caro.
O inventário pode ser feito diretamente em cartório de notas, não sendo pois, judicial ou se realizar perante a justiça, dependendo da situação fática.

Para que o inventário não seja judicial, vale dizer realizado por escritura pública em cartório de notas e portanto, mais célere e menos custoso posto que não são devidas as custas processuais, se faz necessário que todos os herdeiros sejam maiores, capazes e estejam em comum acordo, ou seja, deve haver consenso com relação à partilha dos bens e que o de cujus (falecido) não tenha deixado testamento. Mesmo assim é exigida a presença de um advogado.
Nas demais hipóteses, se impõe que o inventário dos bens do falecido seja realizado perante o Poder Judiciário.

Interdição:

Para os casos de a pessoa se tornar incapaz (p.ex., por doença – Mal de Alzheimer) para praticar os atos da vida civil, um parente pode pedir a sua interdição.

Habilitação:

Medida judicial que objetiva que terceiros que não sejam os herdeiros do falecido reivindiquem um determinado bem do espólio.


Veja também: Artigos sobre Inventário

Canal de Vídeos: David Nigri

Seminário sobre Tributação Hospitalar
O advogado tributário David Nigri explicou como é possível minimizar os prejuízos causados pela falta de pagamento dos planos de saúde durante o Seminário de Tributação Hospitalar realizado na Associação de Hospitais do Estado do Rio. Também estiveram presente no evento os especialistas Janssen Murayama, Felipe Bueno, e um representante da Rede d’Or.
Imposto de Renda: Dicas para não cair na malha fina
Conheça os principais erros na declaração do IR2017 que termina em 28 de abril. Até lá, o contribuinte pode buscar um suporte para evitar dor de cabeça devido ao fornecimento de dados inconsistentes. A Receita espera receber 28,3 milhões.
Sem Censura: David Nigri conversa sobre importação sem taxas
O advogado tributário participou do tradicional programa da TV Brasil para esclarecer as novas regras para compras feitas por pessoa física até 100 dólares.
TV BRASIL: David Nigri sugere ação coletiva para vítimas da explosão
AO VIVO no programa Repórter Rio da TV BRASIL, advogado David Nigri comentou os direitos das vítimas da explosão que deixou cinco mortos em Fazenda Botafogo.
Jornal do SBT: David Nigri explica elevação dos tributos
Advogado esclarece o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) das mercadorias consideradas supérfluas: chocolates, sorvetes, cigarros e rações para cães e gatos a partir de maio.
David Nigri palestra sobre mediação e arbitragem na EMERJ
O advogado explicou a lei n°13140/15 e as novidades no Código de Processo Civil em franchising.

Telefone

(21) 2220-2112


E-mail

Endereço

Rua da Quitanda, 19, grupo 901/902 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 20011-030

Causas em Destaque

(Sentenças conquistadas pelo escritório de advocacia David Nigri Associados)
Mais destaques